Superintendente Ronaldo Correia de Lima pede uso consciente e destaca que, sem chuvas, a situação pode se agravar nos próximos dias
Postado em: 07/10/2024
Em entrevista ao repórter Jânio Luiz, da Módulo FM, o superintendente do Departamento de Água e Esgotos de Patrocínio (DAEPA), Ronaldo Correia de Lima, fez um alerta à população sobre a grave crise hídrica enfrentada pelo município. Devido à prolongada estiagem, a autarquia já iniciou um sistema de rodízio de abastecimento para tentar amenizar os efeitos da falta de água.
Segundo Ronaldo, o DAEPA vem fazendo investimentos nos últimos anos, como a ampliação da capacidade de bombeamento, que passou de 240 para 450 litros por segundo, e a construção de uma nova barragem. Contudo, sem chuvas, esses esforços não têm sido suficientes. “Tudo que era possível fazer em termos de infraestrutura foi feito, mas nós não temos como produzir água”, afirmou.

Segundo ele, Patrocínio foi classificado entre os 1.100 municípios em alerta hídrico no Brasil, segundo a Agência Nacional de Águas, e a situação só piorou nos últimos quatro meses, sem chuvas significativas. "Estamos fazendo manobras e rodízios para garantir que as pessoas tenham o essencial, mas se a chuva não vier, a situação pode se agravar ainda mais", explicou Ronaldo. Ele também pediu a colaboração da população para evitar desperdícios, como o uso excessivo para lavar carros e calçadas, por exemplo.
O superintendente alertou que, se as condições atuais persistirem, pode faltar água no município. A previsão de chuvas leves para os próximos dias, embora traga algum alívio, não resolve o problema estrutural sem uma precipitação contínua. "Se não chover, milagre ninguém faz", concluiu Ronaldo.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuspeito de atirar em adolescente dentro de escola em Ibiá é preso pela Polícia Civil
Bandidos incendeiam carreta com biodiesel na BR-262 e polícia trabalha com hipótese de terrorismo
Dupla é presa após furto em empresa no bairro Nossa Senhora de Fátima
Nota de Falecimento: Jezio Moreira de Oliveira (Tio Zuis), aos 89 anos