A declaração foi dada após ser perguntado sobre o pagamento do convênio que a prefeitura mantinha com a escola, em relação a bolsas de estudo que segundo o diretor Sebastião Guimarães a prefeitura havia deixado de pagar.
Postado em: 24/06/2021
O secretário de educação da cidade de Patrocínio, Rodrigo de Oliveira participou ontem (23/06) do Programa “Jornal da Módulo”, programa que vai ao ar diariamente pela Módulo FM 96,1
Durante a entrevista, o Secretário afirmou que há interesse do prefeito em municipalizar a escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco.
A declaração foi dada após ser perguntado sobre o pagamento do convênio que a prefeitura mantinha com a escola, em relação a bolsas de estudo que segundo o diretor Sebastião Guimarães a prefeitura havia deixado de pagar.
Em resposta, o Secretário disse que a prefeitura estaria em dia com os pagamentos do convênio e que seria necessário um novo para manter os pagamentos.
“Desde que essa gestão entrou na prefeitura nós fizemos um convênio com a escola Sérgio de Freitas Pacheco e o mesmo vem sendo honrado desde o ano de 2017 e o de 2020. O então secretário de agricultura encaminhou toda documentação para a escola assinar e assim, primeiro manda toda a papelada, assina e depois o pagamento, então eu não posso pagar sem a assinatura do convênio. Estamos em 2020 e ainda não sei por que nós não temos essa informação se o convênio foi assinado de modo que então a prefeitura municipal de patrocínio não pode fazer o repasse deste recurso no ano de 2020.”
O Secretário disse ainda que a prefeitura está rigorosamente em dia e que o pagamento referente ao ano de 2020 não foi pago por falta de assinatura do convênio e que sempre esteve aberto ao diálogo.
“A prefeitura está rigorosamente em dia com a escola Sérgio de Freiras Pacheco e sempre mantendo o diálogo, nós sempre fomos abertos ao diálogo e sempre recebemos os representantes da escola”
Ainda durante a entrevista o Secretário foi perguntado se a prefeitura tinha o interesse em municipalizar a escola, uma vez que houve uma proposta de projeto, apresentado pelo vereador Odirlei Magalhães (PL. Em resposta o secretário disse que sim, que a prefeitura tem todo o interesse, pois assim ao invés de oferecer bolsas de estudo, teria a capacidade de oferecer o ensino técnico agrícola para o maior número de pessoas interessadas.
“Nós temos o total interesse em municipalizar, sobre oferecer um ensino gratuito de qualidade para todos, imagina cem, duzentos meninos de zona rural em uma cidade em que 75% do seu orçamento vem da zona rural então nós temos o interesse.”
Ele ainda disse que se o FUNCEP estiver com alguma dificuldade em manter a escola, a prefeitura pode municipalizar por que o município tem condições de assumir e bancar tudo para oferecer de forma gratuita o ensino técnico agrícola.
Questionado sobre, se a FUNCERP não aceitar a municipalização qual seria a posição da prefeitura, ele disse que o município poderia fazer uma parceria com a IFTM em criar um curso técnico agrícola no campos Patrocínio aproveitando toda a estrutura e capacidade do instituto
“Nós já estamos conversando com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) que tem toda uma expertise, um know how e eles já fazem um processo seletivo, tora área pedagógica para que nos possamos implementar em Patrocínio e essa seria uma vontade do prefeito oferecer o ensino técnico agrícola em Patrocínio, em vista que nos temos uma mão de obra vasta aqui na cidade, então o município tem capacidade, tem o recurso, nós podemos firmar uma parceria com a IFTM para oferecer este ensino técnico.” Respondeu o Secretário.
Tony Galvão/Jânio Luiz-Módulo Fm
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto