Da redação da Módulo FM
Postado em: 31/10/2025
A Região do Cerrado Mineiro comemora 20 anos do reconhecimento da sua Indicação Geográfica (IG) com participação especial na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, que acontece de 4 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
Com apoio das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, o estande da região vai oferecer experiências sensoriais e apresentar inovações na avaliação de cafés.
O público poderá participar de sessões diárias de cupping, às 11h, 14h e 16h, com cooperativas e campeões do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que estreia a categoria “Doce Cerrado Mineiro”. Os cafés dessa categoria serão avaliados pelo Coffee Value Assessment (CVA), método criado pela Specialty Coffee Association (SCA). É a primeira vez que o protocolo é usado oficialmente em um prêmio no Brasil.
De acordo com Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a adoção do CVA e os 20 anos da IG reforçam o compromisso da região com a inovação e a valorização da origem.
Reconhecida pelo INPI em 2005 como Indicação de Procedência e em 2013 como Denominação de Origem, a Região do Cerrado Mineiro foi a primeira do país a conquistar esse nível de certificação para cafés.
A SIC 2025 terá o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, com 240 expositores, expectativa de 25 mil visitantes e R$ 150 milhões em negócios.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil