Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom RCM
Postado em: 19/04/2025
A Região do Cerrado Mineiro alcançou um marco histórico em 2024 ao emitir cinco milhões de selos de Denominação de Origem (DO) para cafés industrializados. O número, divulgado nesta semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Café (14/04), representa a consolidação da região como referência global em qualidade e consistência na produção de café, com exportações para mais de 50 países.
Além disso, o volume de café verde certificado com o selo DO também apresentou crescimento expressivo: saltou de 115 mil para 300 mil sacas neste ano, um avanço de 160%. Segundo a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a parceria com a empresa italiana illycaffè foi fundamental para essa expansão.
Antes da colaboração com a marca, a média anual era de 250 mil selos emitidos. Com a internacionalização promovida pela parceria, o número multiplicou significativamente. Em 2023, um road show em Milão, Florença e Roma ajudou a promover o selo DO no mercado europeu.
A Denominação de Origem atesta a singularidade do café produzido nos 55 municípios do Cerrado Mineiro, que respondem por 25,4% da produção de Minas Gerais e 12,7% da produção nacional. A área cultivada soma cerca de 250 mil hectares, com média anual de seis milhões de sacas.
De acordo com a entidade, o sucesso da região se deve à inovação tecnológica, à gestão profissional e ao compromisso com a sustentabilidade. Fazem parte da Federação seis cooperativas: Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrefeitura divulga como fica o funcionamento dos serviços municipais no feriado de 1º de Maio
Câmara aprova aquisição do antigo Colégio Monteiro Lobato que se tornará creche municipal
Nota de Falecimento: Jesus Humberto da Silva (Beto Pintor), aos 55 anos
Sancionada lei que leva ensino de Direito às escolas municipais de Patrocínio
Construção em Patrocínio de 144 apartamentos para famílias da Faixa 2 começa no mês de maio