Por Juliano Resende
Postado em: 23/10/2024
Na manhã desta quarta-feira (23/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação "Scutum", com o objetivo de combater o tráfico internacional e o comércio de armas de grande potencial ofensivo. De acordo com informações da PF, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em três locais em Uberlândia (MG), um em Goiânia (GO) e outro em Campo Alegre de Goiás, interior goiano.
As investigações apontaram que os criminosos traziam armas de fogo de alta potência e longo alcance do Paraguai para o Triângulo Mineiro. A partir dessa região, as armas eram distribuídas para criminosos em outros estados, como Rio de Janeiro e Bahia.
Durante o cumprimento dos mandados, a PF apreendeu armas, munições, um carro de luxo e uma carga de cigarros eletrônicos (vaporizadores), cuja comercialização, importação e propaganda são proibidas no Brasil.
Os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, comércio ilegal de arma de fogo e tráfico internacional de armas de uso restrito ou proibido. O nome da operação, "Scutum", é uma referência à palavra latina que significa "escudo", simbolizando a proteção da sociedade contra os atos dos criminosos.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramEducação de Patrocínio abre seleção para agentes de apoio escolar e inicia matrículas online
Professor Alexandre reassume Secretaria de Educação de Patrocínio; Adriana Souza permanece na equipe
Semana do Servidor Público é celebrada com arte e apresentações no Fórum de Patrocínio
Macaúbas Espeto é eliminado do Campeonato Master em Patrocínio