Patrocínio registra 52 denúncias de fogos com estampido durante a virada do ano

Patrocínio registra 52 denúncias de fogos com estampido durante a virada do ano

Por Gabriela Rabelo e Jânio Luiz | Módulo FM

Texto:

Postado em: 05/01/2026

Durante as festividades de Ano Novo, a Prefeitura de Patrocínio registrou 52 denúncias relacionadas ao uso de fogos de artifício com estampido, prática proibida por lei no município. Os dados foram confirmados pelo secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Roberto Parros.

Segundo o secretário, os chamados foram feitos por moradores que relataram o descumprimento da legislação, sancionada anteriormente, que proíbe a utilização de fogos com barulho. A norma tem como objetivo proteger pessoas idosas, crianças, indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais, que sofrem com os efeitos do ruído intenso.

“Realmente tivemos 52 chamados de pessoas que burlaram a lei. Estamos levantando essas informações, elaborando um relatório e tentando identificar os responsáveis. Em alguns casos, a ocorrência já foi registrada e os dados serão encaminhados à Secretaria de Finanças para a lavratura do auto de infração, que prevê aplicação de multa”, explicou Parros.

O secretário destacou ainda que a legislação existe para garantir mais empatia e respeito à população mais sensível aos barulhos, mas lamentou o alto número de denúncias. “Achei que as pessoas teriam mais bom senso. Foi um número alto de registros, sem contar os casos que não chegaram até nós. Infelizmente, ainda falta sensibilidade por parte de alguns”, afirmou.

Roberto Parros reforçou que, mesmo antes da virada do ano, a população já havia sido amplamente informada sobre a proibição. Diante do descumprimento, o município deverá recorrer às sanções previstas em lei como forma de coibir novas infrações.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram