Beneficiário terá seis meses para regularizar situação após ser notificado
Postado em: 27/12/2023
O pagamento do Bolsa Família será bloqueado para o beneficiário que tiver com o CPF irregular. Essa é a nova determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social que decidiu, ainda, que irregularidades no Cadastro Único, o CadÚnico, também podem levar ao bloqueio do benefício.
Pelas regras, que passam a valer em janeiro, o beneficiário terá seis meses para regularizar a situação após ser notificado sobre a irregularidade do CPF, caso contrário, terá o benefício é cancelado. O documento fica irregular, por exemplo, quando os dados na Receita Federal estão desatualizados ou quando o eleitor deixa de justificar ausência em eleições.
O CPF também pode ser cancelado por bloqueio judicial em nome do titular, por divergência de titularidade ou por pendências relacionadas à entrega da declaração anual do Imposto de Renda
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, as famílias serão comunicadas sobre a situação do CPF e como regularizar a situação por meio de mensagens no extrato de pagamento dos benefícios e nos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem.
Agência Rádio 2
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCresol participa da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte
Patrocínio participa da 4ª edição do Evento de Adoção de Cães e Gatos do Mart Minas
Novo decreto sobre Educação Especial gera preocupação e debate no país
Polícia Militar abre editais para oficiais e processo seletivo em Patrocínio
Suspeito de atirar em adolescente dentro de escola em Ibiá é preso pela Polícia Civil