Minas Gerais decreta emergência em saúde pública por alta de doenças respiratórias

Minas Gerais decreta emergência em saúde pública por alta de doenças respiratórias

Por André Luiz Costa | Módulo FM com Agência Minas

Texto:

Postado em: 05/05/2025

O Governo de Minas Gerais decretou, na última sexta-feira (2), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

A medida, válida por 180 dias, visa reforçar as ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), como a contratação de profissionais, compra de insumos, ampliação de leitos e apoio aos municípios.

Em 2025, até o dia 26 de abril, Minas já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes, com maior incidência entre crianças menores de 1 ano e idosos acima de 60 anos.

O decreto também cria o Centro de Operações de Emergências em Saúde por SRAG (COE-Minas-SRAG) e reforça o uso da Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, que orienta decisões nas áreas de vigilância, assistência e vacinação.

A vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade, com o apoio de 222 vacimóveis espalhados pelo estado. A meta de cobertura vacinal é de 90%.

Além disso, a SES-MG intensifica a qualificação dos profissionais de saúde, com treinamentos e orientações sobre diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram