Estado observa redução nos casos de dengue, zika e chikungunya e aposta em drones e vacinação para combate ao Aedes aegypti
Postado em: 03/07/2024
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou o fim da emergência em saúde pública no estado em razão da queda contínua nos casos de dengue, zika e chikungunya. A decisão, que encerra antecipadamente o decreto vigente desde janeiro, foi divulgada nesta semana, durante coletiva em Belo Horizonte.
O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que a maioria dos municípios não apresenta mais alta incidência das doenças, mas enfatizou que as medidas de prevenção, incluindo o uso de drones e campanhas de vacinação, continuam.
Desde fevereiro, Minas Gerais recebeu 289.410 doses de vacina contra a dengue, já aplicadas em 100.158 pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos, com possibilidade de expansão para outras idades. Até 1º de julho, foram confirmados 970.216 casos de dengue e 109.953 de chikungunya no estado, com um total de 847 óbitos registrados pelas duas doenças.
No caso de Patrocínio, de acordo com o último boletim com um balanço de todos os municípios mineiros, divulgado em 24 de junho, a cidade tem três mortes confirmadas por dengue em 2024, com um total de 4.462 infectados pela doença no ano. O boletim também aponta um caso de chikungunya, mas nenhuma morte pela doença. Não há registros de zika no município.
Baccheretti reforçou o compromisso do estado com a prevenção e ressaltou a importância de continuar vigilante, especialmente com a possibilidade de circulação do sorotipo três da dengue, pouco presente nas últimas décadas.
⌨️ Por André Luiz Costa - Módulo FM | Foto: Raul Santana / Fiocruz
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto