Escolas de Patrocínio realizam assembleias para discutir adesão ao modelo cívico-militar

Escolas de Patrocínio realizam assembleias para discutir adesão ao modelo cívico-militar

Por Gabriela Rabelo e André Luiz Costa | Módulo FM

Texto:

Postado em: 10/07/2025

Foto: Agência Minas Gerais 

Quatro escolas estaduais de Patrocínio estão entre as pré-selecionadas para possível adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares e promovem nesta semana assembleias com a comunidade escolar para apresentar o projeto e consultar pais, alunos e demais representantes.

A Escola Estadual Irmã Gislene realiza sua Assembleia de Apresentação e Consulta nesta quinta-feira (10), das 19h às 22h, em sua sede. A reunião contará com a presença da equipe gestora, que vai apresentar os detalhes do programa e esclarecer dúvidas sobre o processo de manifestação de interesse.

Além da Irmã Gislene, também integram a lista de pré-selecionadas as escolas estaduais Dom Lustosa, José Eduardo Aquino e Professora Ormy Araújo Amaral. A Escola Dom Lustosa realizou sua assembleia nesta quarta-feira (9). Na mesma data da Irmã Gislene, a Escola José Eduardo Aquino também promove seu encontro com a comunidade. Já a Escola Professora Ormy Araújo Amaral agendou a assembleia para a próxima segunda-feira, dia 14 de julho.

As reuniões têm como objetivo principal informar a comunidade escolar sobre o funcionamento do modelo cívico-militar e coletar opiniões sobre uma possível adesão.

O jornalismo da Módulo FM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a comunicação do Governo Estadual respondeu por meio de nota todo o processo da possível implementação das Escolas Cívico-Miltares. Confira de forma resumida nos tópicos abaixo: 

- Consulta pública: A ampliação do Programa das Escolas Cívico-Militares em Minas Gerais está sendo conduzida com escuta ativa das comunidades escolares, por meio de assembleias com gestores, professores, estudantes e famílias.

- Adesão não obrigatória: A implantação do modelo ocorrerá apenas em escolas selecionadas após análise técnica, mesmo que haja manifestação favorável da comunidade.

- Gestão colaborativa: O programa prevê uma gestão conjunta entre a Secretaria de Educação (SEE/MG), a Polícia Militar (PMMG) e o Corpo de Bombeiros (CBMMG), com foco na promoção de valores como respeito, disciplina e cooperação. Não há mudanças na estrutura pedagógica ou curricular.

- Resultados positivos: Desde 2020, nove escolas em Minas Gerais adotaram o modelo, que apresentou melhorias no IDEB, queda na evasão escolar e aumento nas taxas de aprovação.

  • IDEB: No ensino fundamental, a média subiu de 3,5 (2017) para 5,0 (2021), e ficou em 4,6 (2023). No ensino médio, foi de 2,8 (2017) para 4,0 (2023)
  • Evasão escolar: A taxa caiu de 4,92% (2022) para 2,96% (2023).
  • Aprovação: As taxas de aprovação em 2022 foram de 92,80% no ensino fundamental e 82,81% no ensino médio.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram