Por Anderson Rocha | Módulo FM - Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Postado em: 05/12/2025
Em sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5) para a definição dos grupos da Copa do Mundo de 2026, o Brasil ficou como cabeça de chave do Grupo C e terá a companhia de Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da competição.
A estreia será no dia 13 de junho, contra o Marrocos, quarto colocado no Mundial do Catar, em 2022. Na sequência, a Seleção encara no dia 19 o Haiti, que retorna à elite do futebol mundial após 52 anos e, no dia 24, a Escócia, cuja última participação no torneio se deu em 1998.
A Amarelinha já enfrentou os marroquinos no Mundial de 1998 e os escoceses na mesma edição, além de nas Copas de 1974, 1982 e 1990. Jamais jogou, no entanto, contra os haitianos pelo torneio.
O evento ocorreu no Kennedy Center, em Washington, capital dos Estados Unidos, e foi acompanhado de perto pela comissão técnica da Seleção Brasileira e pela diretoria da CBF.
Diferente das edições anteriores, o evento desta sexta não definiu os horários e locais de partidas, que serão conhecidos apenas no sábado (6), em um evento complementar.
A mudança de 32 para 48 seleções participantes na Copa do Mundo demandou também ajustes no formato do sorteio para composição dos grupos do torneio. De oito, o número de grupos passou a 12, com quatro países em cada. Avançam à segunda fase líder e vice-líder de cada grupo, assim como os oito melhores terceiros colocados.
México, Canadá e Estados Unidos, os três países anfitriões, foram previamente posicionados nos grupos A, B e D, respectivamente.
Além dessas três seleções e do Brasil, também integram a relação de cabeças de chave Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
TABELA COMPLETA
Nesse sábado (6), a Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo. O evento terá transmissão ao vivo e contará com uma análise em tempo real, feita por ex-jogadores e especialistas.
Para definir os horários dos jogos, a Fifa levará em consideração os fusos horários dos países em cada grupo. A medida, segundo a entidade, é uma forma de proporcionar as melhores condições possíveis para as equipes e os torcedores, que poderão acompanhar com maior facilidade as partidas de seus países.
Grupo A
México
Coreia do Sul
África do Sul
Repescagem Europa D (Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda)
Grupo B
Canadá
Suíça
Catar
Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
Grupo C
Brasil
Marrocos
Escócia
Haiti
Grupo D
Estados Unidos
Austrália
Paraguai
Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E
Alemanha
Equador
Costa do Marfim
Curaçao
Grupo F
Holanda
Japão
Tunísia
Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
Grupo G
Bélgica
Irã
Egito
Nova Zelândia
Grupo H
Espanha
Uruguai
Arábia Saudita
Cabo Verde
Grupo I
França
Senegal
Noruega
Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
Grupo J
Argentina
Áustria
Argélia
Jordânia
Grupo K
Portugal
Colômbia
Uzbequistão
Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
Grupo L
Inglaterra
Croácia
Panamá
Gana
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramObras na BR-365 exigem atenção de motoristas em Patrocínio durante o feriado
Câmara de Patrocínio prepara implantação de sistema legislativo totalmente digital
Briga entre detentos termina em tentativa de homicídio na Penitenciária de Patrocínio
Correios divulgam programação especial de funcionamento em Patrocínio para o Ano Novo
Carlos Apolinário é reeleito presidente do Sindcomércio de Patrocínio