Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 10/02/2026
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realiza, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, uma operação de fiscalização em todo o estado para verificar a segurança das estruturas utilizadas no Carnaval 2026. Em Patrocínio, as equipes vão concentrar as inspeções nos principais locais de blocos e eventos.
A ação ocorre em cerca de 160 municípios mineiros e inclui a conferência da responsabilidade técnica de palcos, arquibancadas, camarotes, trios elétricos, sistemas de som e instalações elétricas. O objetivo é checar se os projetos e a execução desses serviços contam com profissionais habilitados e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A fiscalização é feita em duas etapas: primeiro, o Conselho solicita às prefeituras informações sobre as contratações técnicas dos eventos; depois, fiscais visitam os locais com maior previsão de público para vistoria presencial.
No Carnaval de 2025, o Crea-MG atuou em 162 cidades com 65 fiscais, realizando 1.078 ações. Foram encontradas 151 irregularidades, principalmente relacionadas à falta de responsável técnico e de ART.
Durante as visitas, também são avaliados itens como projetos de prevenção e combate a incêndio, montagem de estruturas temporárias e segurança de trios elétricos, incluindo inspeções e laudos técnicos. O Conselho disponibiliza ainda uma cartilha com orientações sobre responsabilidade técnica em eventos temporários para profissionais e organizadores.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrograma Revelar abre inscrições para atividades esportivas gratuitas em Patrocínio
Secretaria Municipal de Saúde promove Dia D contra a dengue com vacinação e ações de orientação
Feira de Louças do Lions Clube movimenta Patrocínio com ação solidária
Semana pré-Carnaval tem chuva frequente e tempo abafado em Patrocínio e região