Da redação da Módulo FM
Postado em: 27/11/2025
As bandas civis de Minas Gerais foram oficialmente registradas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A decisão foi formalizada durante o 1º Encontro Estadual de Bandas, realizado no dia 22 de novembro, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, que reuniu mais de 30 corporações musicais.
A Corporação Musical Abel Ferreira, de Patrocínio, participou do evento e da reunião de deliberação realizada pelo IEPHA-MG, que aprovou o reconhecimento do conjunto das bandas de música como patrimônio imaterial mineiro.
Fundada em 17 de junho de 1980, a banda surgiu a partir das ações do Centro Cultural Enéas Ferreira de Aguiar, criado por um grupo de mulheres de Patrocínio com o objetivo de promover atividades artísticas e culturais. O nome homenageia o músico e compositor Abel Ferreira, natural de Coromandel, reconhecido por sua contribuição ao choro e à música brasileira.
A Corporação Musical Abel Ferreira mantém atuação contínua na cidade, contribuindo para a preservação da tradição das bandas civis em Minas Gerais.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram