Por André Luiz Costa | Módulo FM – Foto: Ilustrativa
Postado em: 24/10/2025
A confirmação preliminar de dois casos de sarampo em crianças de Uberlândia acendeu o sinal de alerta na região. A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio acompanha a situação e já prepara ações preventivas para reforçar a imunização no município.
De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Rocha, a proximidade entre as cidades exige atenção redobrada. “Com os casos de sarampo, faremos o mesmo que foi feito em relação aos casos de febre amarela, ou seja, visitas nas casas reforçando a vacinação. Temos que ter um cuidado maior no dia a dia, porque o transporte de Uberlândia a Patrocínio é intenso, por ser uma cidade muito próxima, então temos circulação de pessoas entre os dois municípios o tempo todo”, destacou.
Em Uberlândia, os exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) apontaram resultado positivo para duas meninas menores de quatro anos. A Secretaria de Saúde do município anunciou um bloqueio vacinal entre familiares, profissionais de saúde e cerca de 3,6 mil crianças com a vacinação em atraso.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio de tosse, espirros e secreções. A única forma eficaz de prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
O Ministério da Saúde reforça o pedido para que pais e responsáveis mantenham a vacinação das crianças em dia.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCriminosos que aplicavam golpes em produtores rurais são presos em Cruzeiro da Fortaleza
Professora é flagrada em ato sexual com detento dentro de Penitenciária de Patrocínio
Professores de música de Patrocínio participam de projeto de extensão em parceria com a UFU
Cresol Vale das Águas completa 30 anos com foco no cooperativismo e na comunidade