Por André Luiz Costa | Módulo FM com Agência Minas
Postado em: 25/01/2025
Pelo primeiro vez na história, o agronegócio mineiro superou a receita das exportações de mineração, e o café foi o grande protagonista desse feito.
Em 2024, a commodity gerou US$ 7,9 bilhões, representando 46,1% do total exportado pelo setor agropecuário, que somou US$ 17,1 bilhões. O volume exportado de 31 milhões de sacas ultrapassou a safra de 28,1 milhões de sacas, devido à alta demanda e ao uso de estoques.
A valorização do dólar e a escassez das safras nos principais países produtores, somada à qualidade e sustentabilidade do café mineiro, contribuíram para o aumento das exportações.
A China, tradicionalmente um mercado desafiador, tem se consolidado como um importante comprador do café mineiro, com um aumento impressionante de 77.000% nas importações desde 1997.
Além da China, os principais compradores do café mineiro incluem os EUA, Alemanha, Bélgica, Itália e Japão, com a União Europeia também se destacando.
A mudança nas regras ambientais europeias pode impulsionar ainda mais as vendas, já que a expectativa é de que as exportações para o bloco aumentem, com foco na sustentabilidade.
Com 99% das propriedades produtoras de café em Minas Gerais livres de desmatamento, o estado segue se destacando como fornecedor responsável e sustentável para mercados internacionais.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMinas segue sem registros de intoxicação por metanol, alerta SES-MG
Obras na BR-365 seguem até domingo com sistema Pare e Siga entre Patrocínio e Monte Carmelo
Polícia Militar prende dois reincidentes com grande quantidade de drogas em Serra do Salitre
Ator de Patrocínio estreia em minissérie nacional da Record TV
Monitoramento de trânsito é iniciado em pontos estratégicos de Patrocínio